Covid-19: Toledo mantém bandeira roxa

A análise dos dados epidemiológicos feita pelo Centro de Operação de Emergências (COE), realizada nesta terça-feira (30), apontou a manutenção da bandeira roxa para Toledo. Os índices de ocupação de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) e a estagnação dos números de casos nas duas últimas semanas contribuíram para a decisão.

A apresentação dos números apontou que no período de 14 a 20/03 foram 581 casos com 16 óbitos, e na seguinte, de 21 a 27/03, foram 558 com o mesmo número de mortes. "É uma dificuldade. Apesar de uma diminuição em relação à segunda semana de março [952 casos com 22 mortos] ainda não podemos considerar essa queda significativa", comentou o diretor geral da Saúde e integrante do COE, Fernando Pedrotti.

Outra situação muito preocupante é a lotação das UTIs. A Macrorregião Oeste atualmente possui 314 leitos de terapia intensiva à disposição da população e 81 pacientes aguardando vagas. "No PAM/Mini Hospital [Pronto Atendimento Municipal Doutor Jorge Nunes] temos pacientes intubados aguardando por UTI. Chegamos a ter 18 na espera e, apesar da diminuição, temos uma demanda variando entre 10 e 15 indivíduos no tubo", comentou o diretor de Urgência e Emergência de Toledo, Júlio Fabris.

Fabris ainda lembrou que a demanda reprimida por UTI gera um problema para o tratamento do doente. "Quanto mais tempo intubado no PAM, por exemplo, menos tempo para o paciente acessar o atendimento intensivo. Isso dificulta o tratamento, pois ele chega com um quadro mais grave ao hospital".

De acordo com a matriz adotada pelo município de Toledo, a bandeira roxa é a que indica a situação mais crítica. "Diferente de alguns outros lugares, onde existe até um indicativo na cor preta, nós, quando adotamos a cor roxa, atingimos o ápice dos problemas em relação à pandemia", concluiu Pedrotti.

Todo o conteúdo do site Marechal News não pode ser reproduzido sem autorização prévia. A reprodução total ou parcial, poderá sofrer sanções sob pena de lei nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. Portanto, os conteúdos das páginas deste site, não podem ser copiadas, reproduzidas, transferidas, publicadas ou distribuidas, no todo ou em parte, por qualquer meio ou modo, sem a prévia autorização. Seja um parceiro, envie um e-mail solicitando o uso do nosso conteúdo de texto, imagem ou vídeo. Obrigado!