Foto: Vanderleia Kochepka

Departamento de Cultura amplia Desafio Osterbaum e mobiliza comunidade

Avaliando a excelente repercussão entre os alunos do grupo infantojuvenil de dança alemã Die Kleine Tänzer, o Desafio Osterbaum (Árvore de Páscoa) foi ampliado e agora visa mobilizar toda a comunidade de Quatro Pontes. A iniciativa é do professor de dança folclórica, Marcio Cristiano da Silva, com o apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, e consiste em pendurar cascas de ovos coloridos na árvore que se encontra junto à Rua Coberta.

De acordo com o professor, “a intenção é reavivar a celebração da Páscoa aliando-a as tradições alemãs. A Osterbaum é um dos maiores símbolos da Semana Santa usados na Alemanha durante a Páscoa, inclusive as tradições da Páscoa, como de outras festas religiosas, têm sua continuidade na Alemanha de hoje e foram levadas a outros países pelos que emigraram”.

Marcio conta que a ideia do desafio surgiu na elaboração das aulas online, em vista da pandemia da Covid-19. “Pensei em desafiar as crianças do grupo Die Kleine Tänzer a construírem uma Osterbaum em casa. Passei todo o histórico, significado dos galhos secos e da casquinha, ou seja, a contextualização, que inclusive iniciou na Alemanha. Somos um grupo de dança alemã e nada impede de direcionarmos o aprendizado para outras áreas, como a Osterbaum. O retorno das crianças está sendo muito gratificante. A partir daí, decidimos fazer uma Osterbaum na Rua Coberta, que é tão bonita. Além disso, a proposta é iniciarmos essa tradição no município. Então, os munícipes estão convidados a contribuir com enfeites na nossa Árvore de Páscoa, a qual já tem algumas casquinhas coloridas. Queremos que essa tradição cresça em Quatro Pontes”, diz.

 

 

 

Todo o conteúdo do site Marechal News não pode ser reproduzido sem autorização prévia. A reprodução total ou parcial, poderá sofrer sanções sob pena de lei nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. Portanto, os conteúdos das páginas deste site, não podem ser copiadas, reproduzidas, transferidas, publicadas ou distribuidas, no todo ou em parte, por qualquer meio ou modo, sem a prévia autorização. Seja um parceiro, envie um e-mail solicitando o uso do nosso conteúdo de texto, imagem ou vídeo. Obrigado!