Experiência rondonense em fonoaudiologia é destaque em evento da Universidade Federal de Minas Gerais

Na oportunidade, o profissional falou sobre um programa pioneiro desenvolvido em Marechal Rondon para maximizar o desempenho escolar do aluno e reduzir os problemas comportamentais

 

Marechal Rondon foi pioneiro no país em adotar o programa RTI – Modelo de Resposta à Intervenção - em todas as escolas municipais em 2019. O responsável pela implementação do projeto, o fonoaudiólogo educacional Fagner Mallmann, da Secretaria Municipal de Educação rondonense, participou recentemente do 3º Encontro Mineiro de Neuropsicologia Escolar, promovido pelo Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento (LDN) da Universidade Federal de Minas Gerais. 

 

Conforme Fagner, o RTI é um modelo de avaliação e intervenção dentro de um sistema de prevenção multiníveis para maximizar o desempenho escolar do aluno e reduzir os problemas comportamentais. “Através deste programa é possível identificar precocemente crianças com dificuldades de aprendizagem (possível dislexia), prevenir dificuldades em determinados alunos e intervir dentro de um modelo multinível, com os alunos que não evoluem satisfatoriamente”, explicou.

 

O evento

Fagner participou de uma mesa redonda com demais convidados, entre eles a professora/doutora Simone Capellini, referência nacional em fonoaudiologia educacional e avaliação e reabilitação de problemas de aprendizagem. Nessa mesa foram relatadas as experiências com o programa desenvolvido em 100% das escolas municipais rondonenses, suas vantagens e limitações e os desafios durante o período de pandemia.

“A minha participação nesse evento confirma a importância e a necessidade da implementação do Modelo de Resposta à Intervenção nas escolas. Este trabalho facilita a identificação de crianças com possíveis transtornos de aprendizagem e oferece suporte de alta qualidade para professores e alunos. É importante frisar que este trabalho de excelência só é viável com a participação do fonoaudiólogo educacional, que assume a tutoria de professores”, pontuou.

 

Marechal Rondon continua a aplicação do RTI neste ano, com alunos que não obtiveram resposta positiva em 2019. Alguns já passaram por avaliação multiprofissional e outros aguardam a finalização do programa para os devidos encaminhamentos.

 

 

 

 

Todo o conteúdo do site Marechal News não pode ser reproduzido sem autorização prévia. A reprodução total ou parcial, poderá sofrer sanções sob pena de lei nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. Portanto, os conteúdos das páginas deste site, não podem ser copiadas, reproduzidas, transferidas, publicadas ou distribuidas, no todo ou em parte, por qualquer meio ou modo, sem a prévia autorização. Seja um parceiro, envie um e-mail solicitando o uso do nosso conteúdo de texto, imagem ou vídeo. Obrigado!