Foto: Cristiano Viteck

Falta de medicamentos e insumos na Farmácia Básica em Marechal Rondon, motiva fiscalização pelo Vereador Arion

O Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon aprovou na sessão de Segunda-feira (29) requerimento com pedido de informações de autoria do vereador Arion Nasihgil. Ele voltou a solicitar informações da Secretaria Municipal de Saúde sobre a disponibilidade e fornecimento de produtos e insumos pela Farmácia Básica, desta vez daqueles necessários para o acompanhamento e tratamento da diabetes.

Arion lembra que, em muitos requerimentos já apresentados anteriormente, ele já relatava reclamações da comunidade neste sentido, posto que é frequente a falta de medicamentos e insumos no local, especialmente aqueles de uso contínuo, para o tratamento de condições diversas.

Agora, diz o vereador, os reclames são oriundos dos pacientes diabéticos e insulinodependentes, que mais uma vez não estão encontrando os produtos necessários para distribuição gratuita pelo poder público local. “Segundo afirmam, é comum a falta de itens como lancetas e tiras de teste, além de outros itens como luvas de procedimento para permitir a realização dos exames por familiares ou responsáveis. Hoje a falta atinge essa parcela da população, mas é comum vermos faltar medicamentos básicos para o tratamento de inúmeras outras doenças”, argumentou Arion.

Assim, ele solicitou que a Prefeitura informe se as queixas estão de acordo com o que vem acontecendo e, caso a resposta seja positiva, que explique as razões e busque solucionar o problema.

Em outro requerimento, Arion pediu à administração municipal esclarecimentos sobre os recursos financeiros concedidos às escolas municipais, bem como sobre o repasse de material escolar para as mesmas. “Há notícia da falta de insumos básicos e de materiais de expediente em alguns educandários da sede municipal”, explica. Tal situação tornaria necessária a ajuda de terceiros ou de promoções para atender as demandas dos educandários do município.

“Como exemplo, apenas na semana passada, este vereador recebeu reclamações acerca da falta de papel sulfite em determinas escolas, material de higiene em outra, sobre o não funcionamento de impressoras antigas em alguns educandários”, completou Arion.

Junto a estes esclarecimentos, a Secretaria de Educação deve informar à Câmara de Vereadores os repasses financeiros feitos às escolas em 2020 e 2021.

Já em uma terceira proposição, assinada em conjunto com os vereadores Claudinho e Moacir Froehlich, Arion sugeriu ao Conselho Regional de Contabilidade do Paraná em Marechal Cândido Rondon que oriente os contadores locais para que auxiliem na divulgação aos seus clientes sobre a possibilidade de destinar parte do Imposto de Renda para o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).
De outra parte, em indicação conjunta com Cristiano Metzner (Suko), foi proposto pelo vereador à Secretaria Municipal de Esporte e Lazer que organize uma ampla programação no Dia Mundial da Atividade Física, celebrado no próximo dia 06, visando divulgar e incentivar a prática de atividades físicas, bem como o esporte e o lazer, mediante exercícios, gincanas, desafios e outras atividades que podem ser realizadas em casa ou individualmente.

Outras indicações de Arion são para que a Prefeitura melhore a sinalização de lombadas e travessias elevadas, devido ao crescente número de acidentes ocasionados nestes locais; além de melhorar a sinalização ao longo da Rua São Luís, notadamente nas quadras entre as Ruas Dom João VI e Cabral, na região do Residencial Recanto Feliz.

Todo o conteúdo do site Marechal News não pode ser reproduzido sem autorização prévia. A reprodução total ou parcial, poderá sofrer sanções sob pena de lei nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. Portanto, os conteúdos das páginas deste site, não podem ser copiadas, reproduzidas, transferidas, publicadas ou distribuidas, no todo ou em parte, por qualquer meio ou modo, sem a prévia autorização. Seja um parceiro, envie um e-mail solicitando o uso do nosso conteúdo de texto, imagem ou vídeo. Obrigado!