Foto: OBemDito

Filhas cortam os cabelos e fazem peruca para a mãe que luta contra o câncer

A costureira Elizete de Assis Borges sempre foi o esteio da família. De um dia para o outro ela começou a se comunicar com dificuldade, usando repetições excessivas e frases desconexas. Os exames detectaram um grave tumor no cérebro e por causa do estágio avançado do câncer, não dava para esperar nem um minuto a mais.

Poucos dias após receber o diagnóstico, dona Elizete foi submetida a uma delicada cirurgia no Hospital Uopeccan, em Umuarama. A probabilidade de sequelas mais graves e até mesmo de não sair com vida era grande. Mas nada afetou tanto a mulher de 58 anos quanto a perda dos cabelos, que tiveram que ser raspados no preparo para a intervenção cirúrgica. 


Foi quando a filha caçula, Tainá, teve a ideia de reunir as irmãs Tatiane, Viviane e Bruna para cortar os próprios cabelos e mandar confeccionar uma peruca para a mãe. Elas encontraram um profissional em Maringá e não pensaram duas vezes.

Para unir os fios lisos e cacheadas das doadoras, a solução foi um visual com luzes. A peruca chegou em uma caixinha dos Correios. Dona Elizete não acreditava no que estava vendo. 

“Ela chorou muito”, conta Tatiane. Segundo ela, a mãe ainda está se adaptando à mudança. “No início nós quatro pensamos em também ficarmos careca, mas a nossa mãe pediu para não fazermos isso. Então veio a ideia da peruca. Em cada fio de cabelo tem um pedacinho do nosso amor”.  
O pós-cirúrgico não está sendo fácil, mas a garra da dona de casa e costureira é o que alimenta as esperanças de cura entre os familiares e a grande legião de amigos. Os próprios médicos reconhecem a força de dona Elizete. “Só o fato de sair da cirurgia com vida já foi uma vitória. A chance (de sobreviver) era muito pequena porque se trata de um tumor muito agressivo”, relata Tatiana. 

Bruna é sobrinha biológica de dona Elizete, mas foi adotada como filha quando ainda era pequena. As duas moram na mesma propriedade rural, no distrito de Cedro, município de Perobal. “Ela é tudo para nós. Sempre nos guiou no melhor caminho. Ela vai vencer”, diz Bruna.

Com informação OBemDito

Todo o conteúdo do site Marechal News não pode ser reproduzido sem autorização prévia. A reprodução total ou parcial, poderá sofrer sanções sob pena de lei nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. Portanto, os conteúdos das páginas deste site, não podem ser copiadas, reproduzidas, transferidas, publicadas ou distribuidas, no todo ou em parte, por qualquer meio ou modo, sem a prévia autorização. Seja um parceiro, envie um e-mail solicitando o uso do nosso conteúdo de texto, imagem ou vídeo. Obrigado!