Foto: Catve

Idosos vacinados têm que manter uso da máscara e distanciamento

Mesmo que grande parte da população idosa paranaense já tenha sido vacinada contra a Covid-19, ainda não é hora de relaxar com os cuidados que evitam a disseminação do novo coronavírus.

 

 

 

 

É o que reforça uma campanha desenvolvida pela Secretaria de Estado da Saúde para ser divulgada nas redes sociais.

 

 

 

 

A peça contém ilustrações com situações cotidianas que devem ser seguidas pelos idosos e seus familiares.

 

 

 

 

Essa atenção é necessária porque, mesmo que a vacina ofereça uma grande proteção contra a Covid-19, principalmente nos casos mais graves da doença, a pessoa vacinada ainda pode contrair e disseminar o vírus.

 

 

 

 

 

Além disso, a resposta do sistema imunológico só estará completa um mês após a aplicação das duas doses do imunizante, e enquanto a maioria da população não estiver vacinada a possibilidade de contaminação ainda existe.

 

 

 

"Neste momento em que o Paraná está finalizando a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 nos idosos, por meio do trabalho incansável das equipes municipais, temos que reforçar que todos os cuidados sejam mantidos para evitar a transmissão do vírus para essas pessoas, que são sempre as mais suscetíveis a casos graves e a óbitos", afirma a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes.

 

 

 

 

Ela explica que ainda é necessário que os familiares mantenham o distanciamento físico, o uso de máscara e a higienização frequente das mãos.

 

 

 

 

"São medidas que devem continuar sendo tomadas até que possamos vacinar em torno de 60% a 70% da população paranaense. Todo cuidado é pouco, ainda não encerramos a pandemia e precisamos, mesmo com a vacinação, manter os cuidados de prevenção", completa.

 

 

 

CUIDADOS ESSENCIAIS

 

 

Aqueles cuidados essenciais, que são divulgados desde o início da pandemia de Covid-19, precisam ser mantidos: o uso de máscara sempre cobrindo completamente o nariz e a boca, o distanciamento de pelo menos dois metros de distância entre pessoas que não moram na mesma casa, manter os ambientes sempre bem ventilados, evitar reuniões e encontros entre as pessoas, principalmente em locais com pouca ventilação, lavar as mãos frequentemente ou usar álcool gel 70% e a limpeza e desinfecção de objetos que são usados frequentemente.

 

 

 

 

VACINAÇÃO

 

 

 

Até esta quarta-feira (19), cerca de 93% das pessoas com 60 anos ou mais tinham recebido a primeira dose da vacina do Paraná, sendo que metade delas completou o ciclo vacinal, com a aplicação das duas doses.

 

 

 

 

 

 

O Vacinômetro da Secretaria da Saúde mostra, também, que entre a população com mais de 70 anos, 95% foi vacinada com a primeira dose, sendo que 82% está com o ciclo vacinal completo.

AEN-PR

Todo o conteúdo do site Marechal News não pode ser reproduzido sem autorização prévia. A reprodução total ou parcial, poderá sofrer sanções sob pena de lei nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. Portanto, os conteúdos das páginas deste site, não podem ser copiadas, reproduzidas, transferidas, publicadas ou distribuidas, no todo ou em parte, por qualquer meio ou modo, sem a prévia autorização. Seja um parceiro, envie um e-mail solicitando o uso do nosso conteúdo de texto, imagem ou vídeo. Obrigado!