Índices da matriz de risco apontam bandeira laranja para Toledo

O Comitê de Operações Emergenciais (COE) de Toledo apresentou nesta terça-feira (27) a avaliação da Matriz de Risco referente à Semana Epidemiológica compreendida entre os dias 18 e 24 de abril (SE16/2021), com base na metodologia sugerida pelo CONASS/CONASEMS. Após considerar os seis indicadores que compõem a avaliação, chegou-se ao total de 18 pontos, ou seja, estamos no limite da Bandeira Laranja, a qual compreende um risco moderado para a Covid-19.

Ao realizar o comparativo com a SE14/2021, percebeu-se uma significativa queda em alguns indicadores, como a taxa de ocupação de leitos de enfermaria, que caiu para 60,53% e a variação do número de óbitos por síndrome respiratória aguda grave (SRAG), que reduziu 58%. A última vez que registramos uma semana com o menor número de óbitos foi entre 7 e 14 de novembro de 2020. A três dias de encerrarmos o mês de abril, registramos 29 óbitos. Uma redução evidente se comparado aos 80 óbitos do mês de março.

Até o início desta semana, a demanda por leitos hospitalares também registrou queda. Ao todo, 31 pessoas aguardavam leitos hospitalares na macrorregião, 13 para UTI e 18 para leitos de enfermaria, sendo que nenhum paciente da 20ᵃ RS estava na fila para leito de UTI. Os profissionais de saúde valorizaram a aparente situação de melhora, mesmo sendo ela discreta no contexto da pandemia. Ainda existe uma preocupação com o número de internamentos nos leitos hospitalares e com o tempo destinado até a recuperação dos pacientes. No Estado do Paraná, 62% dos casos que utilizaram de um leito de UTI evoluíram para óbito.

A redução no número de novos casos é uma tendência que pretende-se manter, porém só é possível com a colaboração da sociedade, por meio das medidas preventivas (uso de máscara, afastamento social, uso de álcool 70%, entre outras).

Todo o conteúdo do site Marechal News não pode ser reproduzido sem autorização prévia. A reprodução total ou parcial, poderá sofrer sanções sob pena de lei nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. Portanto, os conteúdos das páginas deste site, não podem ser copiadas, reproduzidas, transferidas, publicadas ou distribuidas, no todo ou em parte, por qualquer meio ou modo, sem a prévia autorização. Seja um parceiro, envie um e-mail solicitando o uso do nosso conteúdo de texto, imagem ou vídeo. Obrigado!