Inscrições ao 1º Concurso Fotográfico “Um Olhar Sobre o Meio Ambiente” encerram sexta-feira

Encerram na sexta-feira (28) as inscrições ao 1º Concurso Fotográfico “Um Olhar Sobre o Meio Ambiente”, categorias conservação e degradação, que visa fomentar um olhar crítico sobre a temática, valorizando a fotografia enquanto expressão artística. A ação é alusiva à Semana do Meio Ambiente 2021, homenageada na primeira semana do mês de junho, tendo como organizadores a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através do Departamento de Ação Ambiental, e a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes.

O público-alvo é alunos do 3º ao 5º ano da Escola Municipal Dona Leopoldina e do 6º ao 9º ano do Colégio Estadual Quatro Pontes. A intenção é estimular a criatividade de forma amadora, desafiar a espontaneidade e a imaginação de cada participante, que deve contribuir indiretamente na conscientização do cenário local, sensibilizando o interesse pela preservação e manutenção da biodiversidade.

A diretora do Departamento de Ação Ambiental, Rosa Maria Sulzbach, convida todos os alunos que se enquadram no público-alvo para participar do concurso. “É uma forma de saber como eles veem o meio ambiente no município. Peço que os pais incentivem a participação e ajudem no momento de produzir a foto. A premiação é muito boa. E estamos à disposição para sanar dúvidas”, diz.  

 

Como se inscrever?

 

Os interessados podem retirar a ficha de inscrição nas secretarias das instituições de ensino, onde também está disponível o regulamento, bem como no Departamento de Ação Ambiental e na Secretaria de Educação, Cultura e Esportes junto à prefeitura. O participante está autorizado a produzir apenas uma foto na posição horizontal, sendo automaticamente desclassificado se estiver na vertical. A imagem, junto com todos os dados da ficha de inscrição, deve ser enviada via e-mail para a Divisão de Comunicação Social (imprensa@quatropontes.pr.gov.br), etapa para identificação do participante e foto. A desclassificação é automática na falta do cumprimento deste critério.

As fotos devem compartilhar vivências do meio ambiente no município. Na categoria conservação, o participante pode retratar paisagem, pôr do sol, campo, árvores, flores, jardins, rios, cachoeiras, entre outras belezas naturais, além de ações de preservação. Já na categoria degradação, as imagens podem demonstrar lixo em locais proibidos, árvores mortas, rio sujo, secas, erosões do meio ambiente, entre outras situações. 

 

Avaliação 

 

A foto passará por pré-seleção na inscrição, averiguando se a mesma se enquadra em todos os critérios do regulamento. Após, passarão por júri popular. Elas serão expostas em postagem única na página oficial da Prefeitura de Quatro Pontes no Facebook, no período de 1º a 13 de junho. Nesta etapa, a votação se dará através de curtidas na foto oficial (página da prefeitura), não se valendo e nem contabilizando os comentários ou compartilhamentos. Cada participante está autorizado a fazer campanha para obter o maior número de curtidas na sua foto.

No dia 14, os organizadores do concurso irão conferir as 20 fotos mais curtidas, as quais passarão por avaliação técnica de jurados, sendo três da área ambiental e três da fotográfica, etapa que ocorrerá no dia 16 de junho. O resultado final será a somatória das notas obtidas nas duas fases: curtidas e notas jurados. 

 

Premiação 

 

Os três primeiros colocados em fotos de conservação e em fotos de degradação serão premiados com troféus porta retrato em alusão a Semana do Meio Ambiente 2021. Os vencedores de cada categoria serão premiados com uma poupança de R$ 300, apoio da Sicredi, agência local. Para o 2º lugar de cada categoria, a premiação será kits de tererê, apoio da Sicredi, e o 3º lugar receberá um kit, apoio do Sicoob, agência local. Já entre os 20 participantes com maior número de curtidas haverá sorteio de outros quatro kits, apoio do Sicoob.

O resultado com a divulgação das fotos e os respectivos ganhadores será no dia 18 de junho.

 

 

 

Todo o conteúdo do site Marechal News não pode ser reproduzido sem autorização prévia. A reprodução total ou parcial, poderá sofrer sanções sob pena de lei nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. Portanto, os conteúdos das páginas deste site, não podem ser copiadas, reproduzidas, transferidas, publicadas ou distribuidas, no todo ou em parte, por qualquer meio ou modo, sem a prévia autorização. Seja um parceiro, envie um e-mail solicitando o uso do nosso conteúdo de texto, imagem ou vídeo. Obrigado!