Lançado o projeto Ecopontos que disponibiliza créditos para serem utilizados na Feira Sabor e Arte ou na Acempre

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, foi realizado na quarta-feira, dia 09, o lançamento do Projeto Ecopontos em Marechal Rondon. Trata-se de uma iniciativa do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA), em parceria com a prefeitura rondonense, através da Secretaria de Agricultura e Política Ambiental, que tem por objetivo despertar a conscientização da população, incentivando a destinação dos resíduos recicláveis ao Ecoponto municipal em troca de um vale para utilização em feiras de produtores do município. O projeto conta com a parceria de várias entidades, entre elas a Itaipu Binacional, Acempre (Associação Central de Produtores Rurais Ecológicos), Capa (Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor), Feira Sabor e Arte, Cooperagir (Cooperativa dos Agentes Ambientais de Marechal Rondon e ACAN (Associação dos Catadores Amigos da Natureza). Além de representantes das entidades citadas, também prestigiaram o lançamento representantes da câmara de vereadores e servidores municipais.

 

Como participar?

Para participar, o morador de Marechal Rondon deve se dirigir ao Ecoponto, no parque de exposições, durante o mês de junho e retirar a ficha de cadastro e o saco de ráfia para armazenar o resíduo reciclável. Depois é só entregar a ficha preenchida, juntamente com o reciclável separado (limpo e seco) e aguardar a homologação da inscrição. O munícipe receberá, via aplicativo, os créditos que poderão ser utilizados na Feira Sabor e Arte ou na Acempre. Todo o material reciclável entregue no Ecoponto é destinado para ACAN e a Cooperagir, que são as organizações de catadores formalizadas no município.

 

Ecoponto

Além de fomentar a reciclagem, a iniciativa serve para que os moradores aproveitem a estrutura do Ecoponto para a destinação de outros resíduos, como galhos, restos de grama, pequenos volumes de entulhos de construção, madeira, eletrônicos, entre outros.  O Ecoponto atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h45 e das 13h30 às 19h e aos sábados das 8h às 11h45 e das 13h30 às 17h. “O horário estendido possibilita que a população faça a destinação adequada dos materiais e isso representa economia para o município, que não precisa ir coletar esse material, muitas vezes descartado de maneira irregular, causando muitos transtornos e virando foco de dengue” ressalta o Secretário de Agricultura e Política Ambiental Adriano Backes. O secretário destacou, ainda, que o projeto foi implantado pela Lei nº 5.229 de 17 de março de 2021, sancionada pelo prefeito Marcio Rauber.

 

Expectativa

Nesta primeira etapa, a expectativa, conforme o engenheiro ambiental da prefeitura, Marcos Chaves, é o cadastramento de 200 munícipes, os quais terão oportunidade de participar do projeto entregando o material reciclável no Ecoponto e recebendo os vales denominados de “Ecopontos” para utilizar em feiras, ou ainda reverter os benefícios para alguma entidade assistencial do município, como a APAE ou o Asilo Lar Rosas Unidas.

 

Chaves explica que se o projeto tiver boa adesão, a ideia é que se torne permanente, tendo em vista que leva em consideração os três aspectos da sustentabilidade. “O ambiental, pois minimiza o impacto ambiental pela disposição dos resíduos sólidos e mantém os bairros limpos, evitando a proliferação de vetores de doenças; o econômico, pois gera renda com a comercialização dos materiais recicláveis coletados e pela comercialização dos alimentos dos feirantes; e o social, pois gera emprego, conscientização e melhoria da qualidade de vida das pessoas participantes e envolvidas com o projeto”, destacou o engenheiro.

 

 

 

 

Fotos



Todo o conteúdo do site Marechal News não pode ser reproduzido sem autorização prévia. A reprodução total ou parcial, poderá sofrer sanções sob pena de lei nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. Portanto, os conteúdos das páginas deste site, não podem ser copiadas, reproduzidas, transferidas, publicadas ou distribuidas, no todo ou em parte, por qualquer meio ou modo, sem a prévia autorização. Seja um parceiro, envie um e-mail solicitando o uso do nosso conteúdo de texto, imagem ou vídeo. Obrigado!