Foto: Crédito da foto: Alan Santos/PR

Ministro afirma que capitais brasileiras terão Internet 5g até junho de 2022

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou que a Internet 5g pura é prioridade do Governo Federal e que todas as capitais brasileiras terão acesso à tecnologia até junho de 2022. O edital, já aprovado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), prevê que locais como escolas e hospitais terão acesso à rede o quanto antes. "Só de 5G serão 48.300 mil escolas que serão cobertas, todas escolas das zonas urbanas. Das zonas rurais ficarão de fora 13.500 mil escolas, que são as que ficam em localidades com menos de 600 habitantes", explica.

A Internet 5g pura é a rede que permitirá uma comunicação virtual mais rápida. A expectativa do Ministério das Comunicações é que ela impulsione a indústria 4.0, que é a comunicação entre máquinas dentro de empresas do setor industrial. A rede também vai acelerar o processo de comunicação da chamada internet das coisas, que é a comunicação entre celulares e computadores. "Nós iremos cobrir o Brasil inteiro até 2028 com o 5G. Começamos ano que vem com as capitais e temos a obrigação, ano a ano, de ir escalonando até que em 2028 tenhamos 5G no Brasil inteiro".

A Anatel aguarda a avaliação do Tribunal de Contas da União para publicar o edital do leilão da Internet 5g. Ele foi discutido durante dois meses em audiências públicas e o órgão não vai lucrar com os lances arrematados.

O montante será usado para investimento na nova geração da rede. Os esforços, agora, estão concentrados nas empresas de telefonia que querem investir na tecnologia. O especialista Eduardo Galvão esteve presente na divulgação da nova rede no Palácio do Planalto e afirma que a ferramenta vai revolucionar a comunicação no Brasil.

"Essa internet vai ser fornecida por torres. Então as companhias que são fornecedoras do serviço de telecomunicação vão poder oferecer um outro tipo de sinal, que é o 5G, e que vai ser distribuído para toda a população mediante assinatura do serviço ou até mesmo distribuído gratuitamente", esclarece.

Na prática, a Internet 5g permite avanços tecnológicos nas mais diversas esferas sociais. Imagine, por exemplo, um médico te operando à distância. "Vamos imaginar que o paciente está na mesa de operação e o médico está do outro lado mundo. Ele vai se vestir de um equipamento que vai permitir a ele manipular um robô que vai estar, de fato, cortando, fazendo incisão, aplicando laser e isso vai ser possível de uma forma remota", explica Eduardo Galvão.


 
 

Com informação da Rede de Notícias Regional /Brasília

Todo o conteúdo do site Marechal News não pode ser reproduzido sem autorização prévia. A reprodução total ou parcial, poderá sofrer sanções sob pena de lei nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. Portanto, os conteúdos das páginas deste site, não podem ser copiadas, reproduzidas, transferidas, publicadas ou distribuidas, no todo ou em parte, por qualquer meio ou modo, sem a prévia autorização. Seja um parceiro, envie um e-mail solicitando o uso do nosso conteúdo de texto, imagem ou vídeo. Obrigado!