Foto: Regional Saúde Cascavel

Municípios do Paraná vacinam contra a Covid-19 durante todo o feriado

O feriado prolongado de Corpus Christi está sendo de vacinação em municípios de muitas Regionais de Saúde do Paraná, dando sequência à imunização contra a Covid-19 nos grupos prioritários. O processo foi reforçado pela distribuição, nesta sexta-feira (04) de 360.250 doses de Covishield, produzidas pela parceria entre Fiocruz/AstraZeneca/Universidade de Oxford. A expectativa é que os municípios comecem a receber, a partir de segunda-feira (7), também as 37.440 doses da Cominarty, produzida pela Pfizer/BioNTech.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, destacou que este é um momento crucial da imunização no Paraná e ressaltou a importância da continuidade da aplicação das doses durante o feriado. "Desde o início da vacinação o governador Ratinho Junior pediu que orientássemos os municípios para aplicarem todas as doses disponíveis o mais rápido possível. Todas as ações que colaborem para que mais pessoas sejam imunizadas são importantes e devem continuar", disse.

Ainda segundo o secretário, é fundamental que os municípios não mantenham as doses que receberem em estoque. "O Governo do Estado disponibiliza aviões para que essas doses sejam dispensadas para as regionais mais distantes o mais rápido possível, para que as vacinas cheguem o quanto antes no braço da população. Contamos com a colaboração de todas as equipes de saúde para acelerar o trabalho".

Macrorregionais - O sistema de saúde do Paraná é organizado em quatro macrorregionais (Leste, Oeste, Norte e Noroeste) e 22 Regionais de Saúde (RS). Na quinta-feira (3), dia de Corpus Christi, foram realizadas ações de imunização nos municípios de Paranaguá (RS Paranaguá); Castro e Jaguariaíva (RS Ponta Grossa); e Mallet e Teixeira Soares (RS Irati), na Macrorregional Leste. Também houve vacinação nos municípios de Icaraíma, Iporã e Umuarama (RS Umuarama); e Astorga e Maringá (RS Maringá), na Macrorregional Noroeste.

A imunização foi feita, ainda, em Ampere, Barracão, Bom Jesus do Sul, Francisco Beltrão, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Prata do Iguaçu, Planalto, Realeza e Salto Do Lontra (RS Francisco Beltrão).

Já nesta sexta-feira, as ações de imunização foram mais abrangentes. Na Macrorregional Leste, foram registradas aplicações de doses em 7 municípios da RS de Paranaguá; um da RS Ponta Grossa, três da RS Itati; dois da R Guarapuava e cinco RS Telêmaco Borba. Na Macrorregional Oeste, houve vacinação em 6 municípios da RS Francisco Beltrão; dois da RS de Foz do Iguaçu; nove da Regional de Saúde de Cascavel, e seis da RS de Toledo.

Na Macrorregional Norte a vacinação teve continuidade em um município da Regional de Saúde de Apucarana; nove da RS de Jacarezinho, e uma da RS de Ivaiporã). E na Macrorreional Noroeste a vacinação teve prosseguimento em 15 municípios da Regional de Saúde de Campo Mourão; 21 municípios da RS de Umuarama; quatro da regional de Cianorte; dois da RS de Paranavaí e sete municípios da regional de Maringá. A lista com os detalhes dos municípios pode ser conferida após o texto.

Fim de semana - Ainda há previsão de continuidade da imunização ao longo do fim de semana, como parte da campanha estadual De Domingo a Domingo. Essas ações são realizadas seguindo cronograma organizado pelos municípios, e variam de acordo com o estoque de imunizantes de cada um deles, além de fatores individuais de cada administração local.

Para saber se há ações de vacinação nos próximos dias, é indicado entrar em contato com a secretaria de saúde do município. No final do texto também há uma lista das regionais e municípios que estão realizando a vacinação no sábado e/ou domingo.

Vacinômetro - Segundo dados do Vacinômetro do Sistema Único de Saúde (SUS), atualizado em tempo real pelos municípios, até a tarde desta sexta-feira (4) o Paraná aplicou 3.847.380 vacinas na população. Foram 2.647.956 primeiras doses e 1.199.424 segundas doses.

 

Com informações AEN

Todo o conteúdo do site Marechal News não pode ser reproduzido sem autorização prévia. A reprodução total ou parcial, poderá sofrer sanções sob pena de lei nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. Portanto, os conteúdos das páginas deste site, não podem ser copiadas, reproduzidas, transferidas, publicadas ou distribuidas, no todo ou em parte, por qualquer meio ou modo, sem a prévia autorização. Seja um parceiro, envie um e-mail solicitando o uso do nosso conteúdo de texto, imagem ou vídeo. Obrigado!