Museu Willy Barth em Toledo recebe exposição itinerante da Itaipu

Todos os primeiros sábados de cada mês, o Museu Histórico Willy Barth em Toledo abre as portas ao público, das 13h30 às 17h30. Neste fim de semana, 5 de junho, a ação ocorre e terá uma novidade. Além do horário especial os visitantes poderão apreciar a exposição ?Panorama das Artes Visuais da Bacia do Paraná 3? com obras de artes visuais do território da Bacia do Paraná 3 (BP3) num recorte especial contemplando apenas artistas de Toledo e Cascavel.

O Ecomuseu é feito no território de influência da Itaipu com as gentes, as histórias, as memórias, as culturas, os patrimônios, a natureza e tudo mais que dê significado à vida desta comunidade. A arte como força expressiva e criativa é parte constituinte deste cenário, e sempre esteve presente nas ações do museu.

Durante os mais de 30 anos de existência, recebeu por diversas vezes mostras de artistas regionais. "Desta vez saímos de nossa casa e inauguramos no Museu Histórico Willy Barth um recorte desta exposição que traz obras de artistas oriundos de Toledo e Cascavel e representam a diversidade e multiplicidade de linguagens dos artistas da região" explica a consultora de Cultura da BP3 Tatyane Ravedutti.

Ravedutti ainda esclarece que o objetivo principal da ação é publicizar e estimular novos talentos e reafirmar os já consolidados, solidificando dessa forma a identidade cultural da região. ?O Ecomuseu de Itaipu como foi idealizado deve atuar como um organismo suscetível e predisposto a participar do desenvolvimento e da organização cultural deste território, portanto desenvolver trabalhos como este, que vinculavam a região e a comunidade com elementos representativos de sua produção cultural faz parte de seu cerne. Por isso é com muita satisfação que apresentamos o resultado deste trabalho, e convidamos a todos para conhecer e reconhecer parte da produção artística visual regional?, afirma.

A exposição, segundo Tatyane, inicia sua terceira etapa de circulação, resultado de uma pesquisa que mapeou artistas de artes visuais do território da BP3. Para Toledo, a Rede Regional de Cultura e Patrimônio do Oeste do Paraná apresenta obras das mais diversas técnicas e linguagens como desenho, pintura, escultura, gravura, cerâmica, fotografia, colagem, vídeo arte, arte digital, entre outras expressões.

De Toledo participam da exposição os artistas Adriana Grezzi, Anderson Hilgert, Bellocchio, Dilce, Tayaa, Elvis Ribeiro, Isabelle Berwanger, Necroblivion, Rose Orth e Thais Krauspenhar. De Cascavel são Alberto Garcia, André Braga, Andreia Rampini, A.C.Machado, Cesar Ferreira, Celso Dias, Biaggi, Daniel Carlos, Daniela Soares, Dirceu Rosa, DU2, NRabelo, Fabio Novelli, Gustavo Melo, Jaqueline Cruz, Leandro Dias, Louisa Goes, Brugnera, Maria Inês, Marines Dal Pozzo Pilonetto, Molica, Samu Adiala, Sirlei Salvadori, Vera Pezzini Simon e Mizzy Braz.

Serviço

Exposição Panorama das Artes Visuais da Bacia do Paraná 3

De 5 de junho a 28 de agosto de 2021

Entrada gratuita

Museu Histórico Willy Barth

Rua Guarani, 3843 - Vila Becker, Toledo - PR, 85902-532.

Horário de visitação:

De segunda a sexta-feira das 8h às 17h

Nos primeiros sábados do mês: das 13h30 às 17h30

Todo o conteúdo do site Marechal News não pode ser reproduzido sem autorização prévia. A reprodução total ou parcial, poderá sofrer sanções sob pena de lei nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. Portanto, os conteúdos das páginas deste site, não podem ser copiadas, reproduzidas, transferidas, publicadas ou distribuidas, no todo ou em parte, por qualquer meio ou modo, sem a prévia autorização. Seja um parceiro, envie um e-mail solicitando o uso do nosso conteúdo de texto, imagem ou vídeo. Obrigado!