Pato Bragado dispõe de novas receitas para os cardápios saudáveis da alimentação escolar

O 4º Caderno de Receitas Saudáveis da Alimentação Escolar da Bacia do Paraná 3 (BP3) e Oeste do Paraná, resultado da Formação Continuada em Segurança Alimentar e Nutricional, realizado em 2019 foi repassado oficialmente, no início da tarde de hoje (19) em Pato Bragado.

 

 

 

O município está incluso no caderno com a receita Salada Mega Nutritiva das merendeiras do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Gotinha de Mel, Morgana Schneider Hoppe e Ivete Corotto. Elas foram as vencedoras da edição.

 

 

 

 

O caderno com receitas das cozinheiras da BP3 e Oeste do Paraná, se fundamenta numa mostra dos vários pratos que foram elaborados a partir dos conhecimentos adquiridos e que enriquecerão a alimentação escolar da região.

 

 

 

 

 É resultante do convênio Educação Ambiental e Cultural da Itaipu Binacional em parceria com o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros e prefeitura de Pato Bragado.

 

 

 

 

Por meio dessa parceria, no período de junho de 2019 a maio de 2020 foi realizada a 4ª edição da Ação Segurança Alimentar e Nutricional que contemplou o 4º curso para as nutricionistas, o 4º curso de formação continuada para cozinheiras, nutricionistas e coordenadores da alimentação escolar, oficina sobre compostagem para cozinheiras e o concurso de receitas saudáveis.

 

 

 

 

VANTAGENS

 

 

 

A nutricionista responsável pelo desenvolvimento da iniciativa no município, Janice Regina Roos Hachmann declara que a oportunidade de integração e formação dos nutricionistas, como também de merendeiras, a partir da formação continuada, contribui para o aproveitamento integral dos alimentos, valorização dos produtos da agricultura familiar local e cultivo orgânico, elaboração de cardápios saudáveis, saborosos e criativos.

 

 

 

 

Além disso, segundo ela, nessas formações ocorre a troca de conhecimento, experiências, fortalecimento, estimulo à promoção, manutenção e recuperação da qualidade de vida, por meio de atividades relacionadas à nutrição e ao papel do profissional nutricionista na alimentação escolar.

 

 

 

 

“Estamos muito felizes em encerrar mais essa edição, entregando esse material com conteúdo produzido a partir da integração cada vez mais forte em prol da promoção da saúde, com cardápios que serão repassados a todos os envolvidos nesse importante projeto”, completou o secretário de Educação e Cultura, Júnior Ivan Bourscheid.

 

 

 

 

Foto Caderno Receitas Saudáveis (Marili Koehler) – Secretário de Educação e Cultura, Júnior Bourscheid, nutricionista Janice Hachmann, direção do CMEI e merendeiras vencedoras do 4º Concurso de Receitas Saudáveis, por ocasião da entrega do caderno de receitas saudáveis. 

Todo o conteúdo do site Marechal News não pode ser reproduzido sem autorização prévia. A reprodução total ou parcial, poderá sofrer sanções sob pena de lei nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. Portanto, os conteúdos das páginas deste site, não podem ser copiadas, reproduzidas, transferidas, publicadas ou distribuidas, no todo ou em parte, por qualquer meio ou modo, sem a prévia autorização. Seja um parceiro, envie um e-mail solicitando o uso do nosso conteúdo de texto, imagem ou vídeo. Obrigado!