Polícia Civil emite mais de 49 mil RGs em sistema online no 1º quadrimestre

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) emitiu 49.512 carteiras de identidade através da 2ª Via Fácil, integralmente pela internet, no primeiro quadrimestre de 2021. O número é equivalente a 46,9% do número total de emissões, que foi de 105.439 documentos, e mostra a receptividade dos paranaenses em relação ao projeto pioneiro no Brasil. ​​

Para o diretor do Instituto de Identificação, Marcus Vinícius Michelotto, o sucesso da 2ª Via Fácil demonstra que a população paranaense se adaptou à modernidade. “Os números mostram que os paranaenses abraçaram o avanço tecnológico e estão procurando cada vez mais o serviço remoto”, afirmou.

Além das identidades solicitadas remotamente, a Polícia Civil emitiu 55.927 documentos presencialmente. Devido à pandemia da Covid-19, o atendimento presencial está sendo feito apenas para situações emergenciais, permitindo que o cidadão que não tenha urgência possa solicitar através da internet, ficando em casa.

PROJETO PIONEIRO – O sistema da 2ª Via Fácil é o primeiro do país e, por enquanto, o Paraná é o único estado a permitir solicitação online da segunda via do RG com alteração da foto.

O projeto está servindo de modelo para estados como Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. “O sucesso faz o Paraná estar à frente de todos os outros estados da federação, oferecendo essa modernidade a população”, disse Michelotto.

SISTEMA – A ferramenta permite que o usuário faça a atualização remota da foto no RG pelo celular ou computador, oferecendo agilidade, economia e facilidade ao cidadão. Além da segurança, com relação à prevenção da Covid-19.

A 2ª Via Fácil foi desenvolvida pela PCPR e pela Celepar. O cidadão pode acessar o sistema pelo endereço www.policiacivil.pr.gov.br > serviços da PCPR > Carteira de Identidade > agendamento > 2ª Via Fácil.

Com informação da AEN-PR

Todo o conteúdo do site Marechal News não pode ser reproduzido sem autorização prévia. A reprodução total ou parcial, poderá sofrer sanções sob pena de lei nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. Portanto, os conteúdos das páginas deste site, não podem ser copiadas, reproduzidas, transferidas, publicadas ou distribuidas, no todo ou em parte, por qualquer meio ou modo, sem a prévia autorização. Seja um parceiro, envie um e-mail solicitando o uso do nosso conteúdo de texto, imagem ou vídeo. Obrigado!