Primeira dose da vacina contra a Covid-19 para trabalhadores da saúde terá sequência na sexta-feira

Com a chegada de novas doses enviadas pela 20ª Regional de Saúde de Toledo, Marechal Rondon dará sequência ao cronograma de vacinação contra a Covid-19, nesta sexta-feira, dia 21, para trabalhadores da saúde que ainda não receberam a primeira dose.

 

 

 

 

O atendimento será das 14h às 16h, no CMEI da Vila Gaúcha.

 

 

 

 

A comprovação de que o profissional atua na área da saúde poderá ser feito com uma cópia do holerite, carteira de trabalho, declaração do empregador ou boleto de pagamento do ISSQN (se for autônomo). Vale lembrar que a cópia ficará retida. 

 

 

 

Antes disso, das 8h às 13h, no mesmo lugar, continuará disponível a primeira dose da vacina para pessoas com comorbidades ou deficiência física permanente, com idades entre 55 e 59 anos, além de portadores de Síndrome de Down, acima dos 18 anos.

 

 

 

QUEM É CONSIDERADO TRABALHADOR DA SAÚDE

 

 

 

Segundo a nota técnica da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização/CVIE/DAV do Paraná, consideram-se trabalhadores da saúde a serem vacinados na campanha, os indivíduos que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde, ou seja, que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde humana, a exemplo de hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais afins.

 

 

 

 

Dentre eles, estão os profissionais de saúde que são representados em 14 categorias, conforme resolução n° 287, de 8 de outubro de 1998, do Conselho Nacional de Saúde: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares, agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, profissionais da vigilância em saúde e os trabalhadores de apoio (recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, gestores e outros), profissionais que atuam em cuidados domiciliares (programas ou serviços de atendimento domiciliar, cuidadores de idosos, doulas/parteiras), funcionários do sistema funerário, Instituto Médico Legal (IML) e Serviço de Verificação de Óbito (SVO) que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados, além de acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios.

 

 

 

 

Os trabalhadores que atuam nos estabelecimentos de serviços de interesse à saúde das instituições de longa permanência para idosos (ILPI), casas de apoio e cemitérios serão contemplados no grupo de trabalhadores da saúde e a recomendação é que também sejam vacinados.

 

 

 

O documento esclarece ainda que todos os trabalhadores da saúde dos estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde serão contemplados com a vacinação, entretanto, a ampliação da cobertura deste público será gradativa, conforme disponibilidade de vacinas e risco de adoecimento do trabalhador, em função de sua atividade, ou seja, aqueles que atuam na assistência direta ao paciente terão prioridade.

 

 

 

 

NÃO ESTÃO CONTEMPLADOS

 

 

 

Conforme a nota, os trabalhadores dos demais estabelecimentos de serviços de interesse à saúde, como academias de ginástica, clubes, salão de beleza, clínica de estética, óticas, estúdios de tatuagem e estabelecimentos de saúde animal, não serão contemplados nos grupos prioritários elencados inicialmente para a vacinação.

Todo o conteúdo do site Marechal News não pode ser reproduzido sem autorização prévia. A reprodução total ou parcial, poderá sofrer sanções sob pena de lei nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. Portanto, os conteúdos das páginas deste site, não podem ser copiadas, reproduzidas, transferidas, publicadas ou distribuidas, no todo ou em parte, por qualquer meio ou modo, sem a prévia autorização. Seja um parceiro, envie um e-mail solicitando o uso do nosso conteúdo de texto, imagem ou vídeo. Obrigado!