Créditos: Marili Koehler)

Produção de extratos de plantas medicinais de Pato Bragado é levada à conhecimento internacional

Desde a implantação da Unidade de Produção de Extratos (UPE) da Sustentec em 2010, na época pela gestão da prefeita Normilda Koehler e vice Luiz Alberto Rosinski, com apoio da Itaipu Binacional, a instituição que agrupa produtores e técnicos, criou várias soluções para a promoção do desenvolvimento sustentável na cadeia produtiva de plantas medicinais, com certificação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

O potencial da associação que organiza a produção agrícola e realiza serviços industriais de extração, concentração e secagem para a obtenção de extratos adequados às especificações técnicas dos parceiros comerciais foi conferido na última sexta-feira (09) pelo prefeito Leomar Rohden, o Mano, vice-prefeito e secretário de Saúde, John Nodari, secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Volmir Wollmann, presidente da Câmara de Vereadores Ademir Kochenborger (Xaropinho) vereadores Dante Mundt e Simoni Tornquist, farmacêutica da Unidade Básica de Saúde, Claudete Specht Tiecker, ex-prefeita Normilda Koehler e a produtora Tercília Medin (Bimba). 

 

PRODUTOS

O trabalho que a associação desenvolve foi apresentado às lideranças pelo presidente da Sustentec, Euclides Lara Cardozo Júnior. Ele revelou que desde o início das atividades em instalações cedidas pelo município, foram investidos por parte da associação, mais de R$ 1 milhão na ampliação e adequação da área física, além de implantação de caldeira e equipamentos de extração. 

O presidente da Sustentec, apresentou, na sequência, às instalações e o funcionamento da produção que consiste em extratos secos padronizados de diversas espécies vegetais fornecidos por cerca de 200 produtores para fabricação de extratos a granel, utilizados pelas indústrias farmacêutica e alimentícia, entre elas o alecrim, chá de bugre, camomila, carqueja, chá verde, chá preto, erva-mate verde e tostada, espinheira-santa, hibisco, laranja amarga, passiflora, mirtilo, pitanga e unha-de-gato. Também são produzidos extratos fluídos padronizados de guaco, camomila, espinheira-santa, erva-mate, ipecacuanha, além de extratos oleosos de calêndula e camomila. 

 

CONSOLIDAÇÃO NACIONAL E INTERNACIONAL

Os extratos produzidos pela Sustentec alcançaram o mercado nacional e internacional. Cardozo citou que o extrato de erva-mate é comercializado nos EUA e existem projetos internacionais para fornecimento de mais duas espécies medicinais com países da Europa. “Além destes mercados, a Sustentec está consolidando seu trabalho no mercado nacional com o fornecimento de extratos vegetais de uso alimentício e de uso farmacêutico, e também expandindo sua atuação para o fornecimento de extratos de uso veterinário”, concluiu o presidente.

 

Foto Imagem aérea Sustentec (Divulgação) - Área de 1,4 mil m² é completamente equipada para a produção de extratos vegetais e possui todas as certificações sanitárias e ambientais necessárias para operação sustentável

 

Foto Euclides Lara Cardozo Júnior – Euclides Júnior: “Sustentec está se consolidando no mercado nacional com extratos vegetais de uso alimentício e farmacêutico, e expandindo para o fornecimento de extratos de uso veterinário”

 

Fotos Sustentec 1, 7, 11, 14 e 26 – Visita foi uma oportunidade para demonstrar o trabalho que a associação desenvolve para as lideranças bragadenses

 

Foto Sustentec 49 - Com 11 anos de história no município, a associação é certificada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a produção de insumos farmacêuticos

 

 

 

Fotos



Todo o conteúdo do site Marechal News não pode ser reproduzido sem autorização prévia. A reprodução total ou parcial, poderá sofrer sanções sob pena de lei nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. Portanto, os conteúdos das páginas deste site, não podem ser copiadas, reproduzidas, transferidas, publicadas ou distribuidas, no todo ou em parte, por qualquer meio ou modo, sem a prévia autorização. Seja um parceiro, envie um e-mail solicitando o uso do nosso conteúdo de texto, imagem ou vídeo. Obrigado!