Quatro Pontes inicia segunda etapa da vacinação contra a gripe

Quatro Pontes iniciou hoje (11), seguindo o plano do Ministério da Saúde, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que está programada para encerrar no dia 08 de junho. A fase contempla os idosos com 60 anos ou mais e os professores da rede pública e privada, totalizando 710 pessoas no município. 

Diferentemente dos outros anos, os idosos foram inclusos na segunda etapa, ao invés da primeira, por conta da vacinação contra a Covid-19, não havendo recomendação do Ministério da Saúde da administração simultânea das duas vacinas, sendo necessário um intervalo mínimo de 14 dias entre as doses aplicadas.

Para receber a dose contra a gripe, os munícipes devem procurar a Sala de Vacinas, junto ao Centro de Saúde, que atende das 08 ao meio-dia e das 13h30 às 17h30. É necessário apresentar o cartão de vacina e o Cartão SUS.

 

Declaração

 

Para receber o imunizante, o professor/educador infantil deve apresentar a declaração de vínculo de trabalho, fornecida pelo Setor de Epidemiologia para a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes. Essa declaração precisa ser retirada junto à secretaria competente, na prefeitura, e preenchida corretamente. No ato da vacinação, a mesma deve ser entregue na Sala de Vacinas, que administra a vacina e monitora a cobertura vacinal. Lembrando que a vacina só será aplicada mediante a apresentação da referida declaração.

 

Primeira Etapa

 

A meta de Quatro Pontes era imunizar 448 pessoas na primeira etapa, mas somente 313 doses foram aplicadas até ontem (10), divididas em 228 crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (cinco anos, 11 meses e 29 dias), 29 gestantes, cinco puérperas e 51 trabalhadores da saúde. Integram a fase, também, os povos indígenas, porém não há esse público no município. 

Conforme a enfermeira da atenção primária e responsável pela Sala de Vacinas, Marli Soriani Socio, ainda há algumas doses da primeira fase. “Temos doses sobrando dessa primeira etapa porque não atingimos a nossa meta. O público que menos aderiu à vacinação contempla os trabalhadores da saúde. Portanto, quem integra esse grupo, abrangendo, ainda, crianças, gestantes e puérperas, pode procurar a Sala de Vacinas”, afirma.   

 

Terceira Etapa

 

Na terceira etapa, de 09 de junho e 09 de julho, serão vacinadas as pessoas com comorbidades, deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privadas de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

 

Todo o conteúdo do site Marechal News não pode ser reproduzido sem autorização prévia. A reprodução total ou parcial, poderá sofrer sanções sob pena de lei nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. Portanto, os conteúdos das páginas deste site, não podem ser copiadas, reproduzidas, transferidas, publicadas ou distribuidas, no todo ou em parte, por qualquer meio ou modo, sem a prévia autorização. Seja um parceiro, envie um e-mail solicitando o uso do nosso conteúdo de texto, imagem ou vídeo. Obrigado!