Quatro Pontes inicia vacinação dos trabalhadores da educação do ensino básico contra a Covid-19

Imunização de novo grupo prioritário contra a Covid-19 foi iniciada no sábado (22) por Quatro Pontes.

 

 

 

São os trabalhadores da educação do ensino básico, que receberam o imunizante AstraZeneca/Fiocruz.

 

 

 

 

Ao todo, 25 doses foram aplicadas pela Secretaria de Saúde, na Sala de Vacinas, sendo 12 em trabalhadores da educação da rede municipal e 13 da rede estadual.

 

 

 

 

 

Do montante, 15 doses foram repassadas ao município pela 20ª Regional de Saúde de Toledo no último dia 12 e dez na sexta-feira (21).

 

 

 

A orientação do Setor de Epidemiologia é de que os trabalhadores da educação que atuam na rede municipal procurem a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes na prefeitura, contatando a diretora do Departamento de Ensino, Jiane Spengler, para retirar a declaração.

 

 

 

 

 

De outra parte, os trabalhadores da educação que atuam na rede estadual devem entrar em contato com a direção do Colégio Estadual Quatro Pontes para retirar a declaração.

 

 

 

 

 

Este público-alvo será imunizado conforme o quantitativo de doses repassadas pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) e o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar).

 

 

 

 

Doses

 

 

No dia 12, Quatro Pontes ainda recebeu 90 segundas doses da AstraZeneca/Fiocruz para pessoas de 89 a 85 anos e de 69 a 65 anos e dez segundas doses da Coronavac/Butantan para pessoas de 64 a 60 anos.

 

 

 

 

 

Já no dia 19, houve recebimento de 45 segundas doses da AstraZeneca/Fiocruz para pessoas de 69 a 65 anos e de dez primeiras doses da Coronavac/Butantan para gestantes e puérperas com comorbidades.

 

 

 

 

 

 

Na sexta-feira, além das doses para os trabalhadores da educação do ensino básico, foi repassado ao município 20 primeiras doses da AstraZeneca/Fiocruz para pessoas com comorbidades de 59 a 55 anos e para pessoas com deficiências permanente de 59 a 55 anos.

 

 

 

 

Tudo soma 200 doses entregues a Quatro Pontes.

 

 

 

Vacinação

 

Até ontem (24), o município contabiliza a vacinação de 1.058 pessoas com a primeira dose, abrangendo profissionais e trabalhadores de saúde, pessoas acima de 90 anos, pessoas de 89 a 60 anos, pessoas com síndrome de down de 59 a 18 anos, pessoas com doença renal crônica em diálise de 59 a 18 anos, pessoas com deficiência permanente grave com BPC de 59 a 55 anos, pessoas com comorbidades de 59 a 55 anos, pessoas com deficiências permanente de 59 a 55 anos e os trabalhadores da educação do ensino básico.

 

 

 

 

A segunda dose, por sua vez, foi recebida por 678 pessoas. 

 

 

 

Orientação

 

 

Mesmo que grande parte da população idosa já tenha sido vacinada contra a Covid-19, ainda não é hora de relaxar com os cuidados que evitam a disseminação do novo coronavírus.

 

 

 

 

Uma campanha desenvolvida pela Secretaria de Estado da Saúde reforça as medidas em situações cotidianas, as quais devem ser seguidas pelos idosos e seus familiares.

 

 

 

A atenção é necessária porque, mesmo que a vacina ofereça uma grande proteção contra a Covid-19, principalmente nos casos mais graves da doença, a pessoa vacinada ainda pode contrair e disseminar o vírus.

 

 

 

 

 

Além disso, a resposta do sistema imunológico só estará completa um mês após a aplicação das duas doses do imunizante e enquanto a maioria da população não estiver vacinada a possibilidade de contaminação ainda existe.

 

 

 

 

Cuidados Essenciais 

 

 

Aqueles cuidados essenciais, que são divulgados desde o início da pandemia de Covid-19, precisam ser mantidos: o uso de máscara sempre cobrindo completamente o nariz e a boca, o distanciamento de pelo menos dois metros de distância entre pessoas que não moram na mesma casa, manter os ambientes sempre bem ventilados, evitar reuniões e encontros entre as pessoas, principalmente em locais com pouca ventilação, lavar as mãos frequentemente ou usar álcool gel 70% e a limpeza e desinfecção de objetos que são usados frequentemente.

Todo o conteúdo do site Marechal News não pode ser reproduzido sem autorização prévia. A reprodução total ou parcial, poderá sofrer sanções sob pena de lei nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. Portanto, os conteúdos das páginas deste site, não podem ser copiadas, reproduzidas, transferidas, publicadas ou distribuidas, no todo ou em parte, por qualquer meio ou modo, sem a prévia autorização. Seja um parceiro, envie um e-mail solicitando o uso do nosso conteúdo de texto, imagem ou vídeo. Obrigado!