Foto: Diego Cavalcante

‘Superlua de Sangue’ e eclipse lunar total acontecem hoje

A madrugada desta quarta-feira (26) foi especial para quem acordou cedo e olhou para o céu. Um fenômeno maravilhoso aconteceu, a ‘Superlua’, ou popularmente conhecida como ‘Superlua de Sangue’. Que é quando o astro atinge o ponto de sua órbita mais perto da Terra, fazendo a Lua parecer maior para os observadores.

 
Aqui em Cascavel muitas nuvens acabaram atrapalhando a vista, e nem todo mundo conseguiu acompanhar a Lua.



O termo ‘Lua de Sangue’ se dá ao fato da coloração avermelhada que a Lua atinge quando Sol, Terra e Lua ficam alinhados.

Outro fenômeno que começa a partir das 6h47 é o primeiro eclipse lunar de 2021. Aqui em Cascavel o eclipse total da Lua não poderá ser visto, porém será possível ver o eclipse parcial.

De acordo com a Nasa, os eclipses e as superluas são fenômenos diferentes, que nem sempre ocorrem ao mesmo tempo, tornando esta quarta-feira ainda mais especial.

 
Essa observação da lua não exige um óculos de proteção, como no caso do eclipse solar total, quando o Sol fica escondido atrás da Lua. A visão a olho nu ou com apoio de uma lente fotográfica ou binóculo já é suficiente.

Em locais com o horizonte livre e áreas com baixa iluminação, como por exemplo estradas rurais, a atração fica ainda melhor.

Com informação da CGN

Todo o conteúdo do site Marechal News não pode ser reproduzido sem autorização prévia. A reprodução total ou parcial, poderá sofrer sanções sob pena de lei nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. Portanto, os conteúdos das páginas deste site, não podem ser copiadas, reproduzidas, transferidas, publicadas ou distribuidas, no todo ou em parte, por qualquer meio ou modo, sem a prévia autorização. Seja um parceiro, envie um e-mail solicitando o uso do nosso conteúdo de texto, imagem ou vídeo. Obrigado!