As chuvas dos últimos dias aumentaram o volume de água nas áreas rurais de Pato Bragado, reforçando a importância de ações preventivas para reduzir a erosão e evitar prejuízos à produção agrícola.
A construção de bazões é uma das medidas adotadas para controlar o escoamento da água da chuva nas áreas rurais, contribuindo para reduzir a erosão e preservar o solo.
Conforme o secretário de Obras, Viação e Urbanismo, Jonatan Fernandes, a construção e a adequação dessas estruturas ajudam a diminuir a força da água, minimizando os riscos de erosão e os danos às lavouras.
Monitoramento climático
Outra ferramenta de apoio aos produtores é o projeto AgroClima, que conta com cinco estações meteorológicas distribuídas em diferentes pontos do município. Os equipamentos monitoram indicadores como volume de chuva, umidade do solo e condições ideais para pulverização, com dados disponibilizados em tempo real.
“A Secretaria de Agricultura acompanha as informações para orientar os produtores no planejamento e na adoção de medidas preventivas no campo, visando proteger o solo e a produção agrícola”, destaca o secretário Geovane Fincke.
Produtores valorizam
Os produtores Fernando Bianchessi e Ademir Decker agradecem à Administração Municipal pelas ações preventivas, especialmente em períodos de chuva intensa. “Esse trabalho é muito importante para nós, produtores, pois ajuda a preservar o solo, reduzir a erosão e evitar prejuízos às lavouras”, destacam.








Marechal Rondon Trecho de estrada de leito natural na Linha Arara está interditado para obras de readequação
Poupatempo Em um ano, Poupatempo Paraná realiza mais de 4,5 milhões de atendimentos
Paraná Bombeiros entram no quinto dia de buscas por homem desaparecido após ser arrastado por correnteza
Desenvolviment... Piracema: restrição à pesca começa domingo e reforça proteção a peixes nativos no Paraná
Mercedes Sanga Ituporanga recebe asfalto e se torna a sexta estrada rural entregue pela atual gestão de Mercedes
Marechal Rondon Marechal Cândido Rondon participa do III Fórum de Educação – Mais IDEB em Santa Helena